domingo, 22 de agosto de 2010

ENCONTRO DO DIA DO MAÇOM
LAGUNA - SANTA CATARINA
AGOSTO / 2010

Flagrante parcial do "Centro de Cultura Antonio dos Anjos"
local da realização da Sessão Branca, quando do
43o Encontro do Dia do Maçom, em Laguna - Santa Catarina

Durante três dias (20/21 e 22 de Agosto/2010), Laguna tornou-se a capital catarinense da Maçonaria, com a realização do 43º Encontro do Dia do Maçom, evento que acontece anualmente em cidades do Estado, sempre com a participação das Lojas da MRGLSC, totalizando hoje 102 em Santa Catarina.


“Maçom Construtor” foi o tema do 43º Encontro do Dia do Maçom e, na oportunidade, a Maçonaria lagunense, por intermédio das Lojas Fraternidade Lagunense e República Juliana, foi buscar na pessoa do Ir.’.Antonio Nazareno de Oliveira – com 62 anos de Maçonaria – o motivo para desenvolver o tema, por ser o homenageado, exemplo na aplicação e no aprimoramento do ser humano, inspirando os IIr.’. das Lojas de Laguna, República Juliana e Fraternidade Lagunense, jurisdicionadas a MRGLSC, para a escolha do tema do 43º Encontro do Dia do Maçom.

Ir.'.Antonio Nazareno de Oliveira, homenageado no
43o Encontro do Dia do Maçom pelas Lojas
Fraternidade Lagunense e República Juliana,
da MRGLSC
O Ir.’.Nazareno, no conceito dos IIr.’.das Lojas de Laguna, segundo palavras do Ir.’.2º Vig.’., quando da Sessão Branca realizada no dia 21 de Agosto, no Centro Cultural de Laguna, “é um perfeito Construtor Social, por seu trabalho ao longo da sua vida maçônica, realizando sua alto construção, sua transformação interna e externa”.

Antônio Nazareno de Oliveira, considerado pela Maçonaria lagunense como o seu Construtor Social, nascido em 21 de junho de 1923, foi iniciado na dia 4 de julho de 1948, na ARLS Fraternidade Lagunense, então pertencente ao Grande Oriente do Estado do Rio Grande do Sul. Foi Elevado em 11 de Outubro de 1948 e Exaltado em 10 de janeiro de 1949, galgando o trono de Salomão em 10 de junho de 1963, já sob a jurisdição da MRGLSC, com a Loja levando o nome de ARLS Fraternidade Lagunense no. 10. Durante os 62 anos de vida maçônica, o Ir.’.Nazareno lapidou muitas PPBB e continua ainda firme, sendo uma coluna de sustentação para o bom funcionamento das Lojas Maçônicas de Laguna.


Sereníssimo Grão Mestre da MRGLSC Ir.'.José Domingos Rodrigues

Na Magna Sessão Branca, realizada no Centro Cultural Santo Antonio dos Anjos, um dos pontos altos do 43º Encontro do Dia do Maçom em Laguna, várias autoridades maçônicas se fizeram presentes: o Sereníssimo Grão Mestre da MRGLSC Ir.’.José Domingos Rodrigues; Sereníssimo Grão Mestre do GOB-SC, Ir.’. Ib Silva; Grão Mestre Adjunto do GOSC, Ir.’. Alaor Francisco Tissot, na oportunidade representando o Grão Mestre do GOSC; Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA para a República Federativa do Brasil, Ir.’.Luiz Fernando Rodrigues Gomes; Eminente Deputado do Grão Mestre, Ir.’. João Eduardo Noal Berbigier; Ex-Grão Mestre da MRGLSC, Ir.’.Wilson Filomeno; Ex-Grão Mestre da MRGLSC, Ir.’.Airton Edmundo Alves; Prefeito municipal de Laguna, Sr. Célio Antonio, além de membros da alta administração da Grande Loja de Santa Catarina, Delegados do Grão Mestre, VVen.’.Mestres das Lojas jurisdicionadas a MRGLSC, Past-Masters, Mestres, Companheiros, Aprendizes, Cunhadas e convidados especiais.


Prefeito Municipal de Laguna, Sr. Célio Antonio

Além da Sessão Branca, o 43º Encontro do Dia do Maçom teve ainda: confraternização com iguarias regionais, baile a fantasia, sessão de investidura no Grau 33º , almoço no CES, recepção no Centro de Eventos Schwanck, apresentação OPUS 4 – MPB e MCB, baile de Gala com a Banda Industria Nacional, passeios de escuna, visita do Museu Anita Garibaldi e várias outras apresentações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário