terça-feira, 20 de julho de 2010

Maçonaria é uma Fraternidade

Isso leva à conclusão de que deve prevalecer a harmonia e reinar a união ou convivência como de irmãos dentro de uma Loja.

A Maçonaria como uma Fraternidade, é uma instituição fundamentalmente ética e são rígidos os códigos de moral e alto o sistema de valores, que orientam a conduta entre maçons.

Todos os códigos maçônicos ressaltam a importância dos valores éticos entre maçons, ou seja, entre Irmãos.
Isso está bem evidente em disposições inseridas em textos constitucionais, as quais, com pequenas variações de Obediência para Obediência, afirmam que, entre outros, é dever do maçom: "reconhecer como Irmão todo maçom e prestar-lhe, em quaisquer circunstâncias, a proteção e ajuda de que necessitar, principalmente contra as injustiças de que for alvo; "não são permitidas polêmicas de caráter pessoal nem ataques prejudiciais à reputação de Irmãos, nem se admite o anonimato".
A Maçonaria é perfeita, mas como todos sabemos, o ser humano é imperfeito, muitas vezes deixando essa imperfeição, aliada da imprudência, permear seu espírito e afetar sua palavra. Por mais exacerbados que sejam os embates entre irmãos, o verdadeiro maçom jamais deve utilizar palavras chulas, vocábulos ultrajantes e ofensivos!
Há que preponderar sempre a tolerância, o equilíbrio, a ternura e o padrão, componentes indispensáveis do amor fraternal.
Todos temos interesses diversos um dos outros, todos temos um patrimônio espiritual diferente, portanto não podemos avaliar, julgar ou condenar quem quer que seja.
O importante meus irmãos é não deixarmos que as inferioridades, ainda presentes em nossos espíritos interfiram em nossa caminhada.
Todos erramos, todos cometemos falhas.
Por que então não sermos indulgentes e tolerantes para com todos, principalmente com nossos irmãos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário