domingo, 20 de novembro de 2011

É oficial:
Vales da Uva Goethe como
Indicação Geográfica
Texto
Nícola Martins
A região Sul conta com a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). São os Vales da Uva Goethe, que compreendem a região que vai de Azambuja até Urussanga. O registro oficial foi publicado nesta quarta-feira, na Revista da Propriedade Industrial. O anúncio foi feito em setembro, mas como há um prazo de 60 dias para a possibilidade de uma ação contrária, a oficialização saiu nesta semana. “Para nós representa a valorização do produto e um sinônimo de qualidade. Agora, vamos trabalhar em um selo que mostre essa qualidade aos consumidores”, explica o presidente da Associação dos Produtores de Uva e do Vinho Goethe, Renato Mariot Damian.
Turisticamente o registro no INPI trará muitos benefícios para a região. “A indicação é boa principalmente para o turismo, que deve aumentar ainda mais. Os enófilos procuram onde há vinho de qualidade e com certificação e, em virtude disso, eles não se preocupam em viajar muitos quilômetros para apreciar”, lembra Damian. Foram seis anos de trabalho para que a região pudesse obter a indicação.
O presidente revela que a associação montará um programa de qualidade e que somente poderão receber o selo os produtos que adequarem-se às normas. “Ainda haverá uma banca avaliadora”, conta o vitivinicultor. “Para o produtor é agregar valor ao produto, para o cliente é qualidade no vinho e na uva e para a região é desenvolvimento”, completa Damian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário