sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sob fortes chuvas
foi inaugurado o
Monumento Maçônico
em Criciúma

O lançamento do projeto deu-se no dia 18 de agosto de 2009, quando do 3o. Encontro da Família Maçônica, na SER Eliane.


Este dia de hoje, 24 de Junho de 2011, é um dia especial para todos nós porque, pela primeira vez na história de Criciúma, foi inaugurado o monumento à Maçonaria Universal.


Os Maçons, de um modo geral, tem um motivo a mais para celebrar este dia, pois dedicamos este 24 de Junho, a São João, nosso patrono.

Em nome do Informativo Maçônico Entre Colunas, editado mensalmente e que insere em suas páginas todas as informações pertinentes ao meio maçônico do sul de Santa Catarina, idealizador do monumento, cumprimentamos a agradecemos a todas as pessoas que, direta ou indiretamente nos auxiliaram nesta tarefa.



Agradecimentos aos Obreiros das Lojas Maçônicas: Liberdade Criciumense, Fraternidade Criciumense, Igualdade Criciumense, Nova Aurora, Estrela da Harmonia, União do Sul, Renascer da Luz, Silvio Ávila, Solidariedade Içarense e Zodiacal, que foram os principais colaboradores, permitindo-nos financeiramente a construção do monumento.



Da mesma forma, agradecemos também as três potências maçônicas de Santa Catarina: MRGLSC – GOSC e GOB SC.


Aos Poderes Executivo e Legislativo de Criciúma também queremos externar nossos agradecimentos pela cessão da magnífica rotatória, através da Lei 5485, de 26 de março de 2010, sendo considerada uma das principais entradas e saídas da cidade de Criciúma.



A ordem maçônica tem seu fundamento na crença da existência de um criador do universo, o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus. Tem ainda como regra a lei natural; como causa a busca da verdade, da Liberdade, baseadas na lei moral; como princípio, a Liberdade, a Igualdade, a Fraternidade; como frutos a Virtude, a Sociabilidade e o Progresso; por fim, a felicidade, a Paz e a Concórdia para a humanidade. Como um sistema sacramental, apresenta uma parte externa, à mostra, conforme o cerimonial, doutrina e símbolos adotados, e uma parte interna e esotérica, só acessível aos Maçons.


Seu Objetivo Maior: Tornar cada um de seus membros um Templo Sagrado, para que sejamos vistos como exemplos vivos para os nossos familiares e principalmente, para os observadores externos.

Foi escolhido o dia 24 de Junho para inauguração de nosso “Monumento Maçônico”, por ser o dia dedicado a São João, nosso patrono, e escolhemos o horário de Meio-dia, por ser simbolicamente, a hora em que começam os trabalhos dos Maçons em todas as Oficinas Maçônicas do mundo inteiro. Ao meio-dia o sol se encontra em zênite, (ponto imaginário mais elevado na abóbada celeste, verticalmente, sobre a cabeça do observador), no pico do céu, momento em que o sol atinge sua plenitude e projeta com maior intensidade, luz e energia sobre todos os seres vivos da terra, sem fazer sombra ao observador e à ninguém.


A base do monumento é revestido com gress porcelanato, o qual, com seu brilho, reflete imagens passageiras e deformada da realidade que o cerca, representando o mundo profano, com suas ilusões, apegos e vícios.

Na parte superior deste elemento surge o obelisco, com a parte inferior de pedra, sem acabamento, bruta, representando o Maçom aprendiz, que inicia seus trabalhos no caminho do seu aperfeiçoamento como neófito.

Já, no restante do monumento, a pedra polida, representando o Maçom no seu estado pleno.

O Mosaico, na base do monumento, com seus quadrados brancos e pretos, mostra que apesar da diversidade e do antagonismo de todas as coisas da natureza, em tudo reside a mais perfeita harmonia.


O monumento é adornado na sua parte superior pelo símbolo clássico da Maçonaria, nas três faces.

Na base do monumento temos também placas, com as “logos” das três potências maçônicas de Santa Catarina e trazendo a relação de todas as Lojas maçônicas que acreditaram no projeto.

O projeto arquitetônico é do Ir.’.Nivaldo Hipólito, o projeto elétrico do Ir.’.Marcelo Granato, a construção teve o acompanhamento direto do Ir.'.Genivaldo Angelo e foi todo o monumento Idealizado pelo Informativo Maçônico Entre Colunas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário